Síntese e Caracterização de Materiais Avançados (TJP 4720)

Código: TJP 4720

Nome: Síntese e Caracterização de Materiais Avançados

Créditos: 4

Ementa:

• Métodos de preparação de materiais avançados;
  • Bio e nanocompósitos: síntese, caracterização e aplicações;
  • Nanopartículas: síntese, caracterização e aplicações;
  • Biomateriais/biocerâmicas: síntese, caracterização e aplicações;
  • Caracterização de materiais avançados por microscopia eletrônica de varredura e transmissão;
  • Caracterização elétrica e magnética de materiais avançados;

Bibliografia:

• Fundamentals of Materials Science and Engineering, 5th ed.W. D. Callister Jr.John Wiley & Sons: New York, 2001.
  • Morais, Nanotecnologia.N. Duran, L. H. C. Mattoso, P. C. Artliber editora: São Paulo, 2006.
  • Inorganic Nanoparticles: Synthesis, Applications, and Perspectives.C. Altavilla, E. Ciliberto. CRC Press – Taylor & Francis Group: New York, 2011.
  • Técnicas de Caracterização de Polímeros.S. V. Canevarolo Jr. Artliber editora: São Paulo, 2007.
  • Solid State Chemistry – An Introduction, 3th ed. L. E. Smart, E. A. Moore. CRC Press – Taylor & Francis Group: New York, 2005.
  • Magnetic ceramics, p. 191.R. Valenzuela. New York: Cambridge University Press, 1994.
  • Electroceramics (Materials-Properties-Applications).Moulson, A. J., Herbert, J. M. p. 998, 1. ed. London: Chapman & Hall, 1997.
  • Biomaterials Science: A introduction to materials in medicine.B. D. Ratner, A. S. Hoffman, F. J. Schoen, J. E. Lemons. Academic Press: San Diego, 1996.
  • Medicinal chemistry: an introduction, 2nd ed..G. Thomas. John Wiley & Sons Ltd.: Hoboken, 2007.